Brinquedos como bruxinha de pano na Cultura Gaúcha

Bolinha de Gude - As bolinhas de gude são o jogo por excelência dos guris de qualquer idade. Diversas modalidades de jogo são praticadas, entre elas o Bocó ou Imba, o triângulo, a circunferência etc, que podem ser as "veras ou as deva, e as brinca".

Bonecas - As bonecas estiveram presentes em todas as civilizações. Em cavernas pré-históricas de diversas partes do mundo, foram encontradas pequenas bonecas esculpidas em pedra. No Brasil, enquanto as crianças da corte brincavam com bonecas importadas, a bruxinha de pano, de indústria doméstica, precária e tradicional adquiriu forma entre as crianças pobres, tornando-se documento expressivo da Arte Popular, indicando as preferências por determinadas cores, feitios de trajes, tipos humanos, índices de seleção indumentária na sua região de origem.
Este é um brinquedo folclórico que,como os demais, atende de forma mais completa às necessidades da criança estimulando o instinto materno, a ternura e a inocência infantil desde a sua fácil confecção até o seu descompromissado manuseio.

Bruxinha de Pano - Sobreviveram nos lares onde as gerações mais antigas ensinam as mais jovens, fazendo assim com que esta arte se perpetue no tempo. Podem ser feitas pelas avós, mães, tias ou também pelas próprias meninas.








Boneca de Lã - Para a confecção é preciso lã grossa, retalhos, fitas, botões, lã pra enchimento, linha e agulha
Boneca de Palha - Típica dos municípios que produzem muito milho,como Encruzilhada do Sul. A boneca de palha é totalmente artesanal. Para confecciona-la usa-se palha, o cabelo do milho, carvão e canetas coloridas para os olhos , nariz e boca.
Boneca de Pano
Normalmente industrializada, feita com panos ou feltros (para a cabeça), lã, agulha e linha. Feita com pano liso, linha, agulha, algodão, tesoura sem ponta, feltro, lã, cola branca, botões, tecido colorido, cabaça de porcelana.






Cama de Gato - É uma brincadeira infantil com um barbante a que se atam duas pontas formando uma espécie de rede que outra criança deve tirar passando parra as suas próprias mãos, formando redes diferentes das anteriores

Carrinho de Lata - Brincadeira muito popular no interior do Rio Grande do Sul. Faz-se um furo no fundo de uma lata e outro na tampa. Passa-se um fio entre eles e enche a lata de terra ou areia.

Cata-Vento - De catar o vento. Imitação infantil dos aparelhos meteorológicos destinados a determinar a velocidade e a direção dos ventos.





   

 
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2004 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Cultura Gaúcha http://www.culturagaucha.com.br
Política de privacidade