Folclore, brinquedos populares da Cultura Gaúcha

Ioiô - Inventado na China no século XVIII, o Ioiô vem de pais em país trazendo a fama e mania co muito sucesso e cada vez que passa nunca mais é esquecido. O Ioiô tem uma espécie de carretel, que faz subir e descer por meio de um cordão que lhe imprime movimento de rotação

Jogo de Damas - Surgiu na Europa Medieval, sem que possa precisar local e data. É descendente do Alquerque (jogo que tem trilha como uma de suas variantes), de quem herdou a captura ao pular uma peça do adversário. Damas não é simplesmente um jogo, mas uma família de jogos aparentados que apresentam variações históricas e regionais.
Jogo de Tampinha de Garrafa - As tampinhas de garrafas fica de boca para cima. Bate-se com uma lasca de pedra na beirada, um guri de cada vez. Quem embocar ganha a tampinha.
Jogo da Velha - Jogo de dois participantes, que se desenvolve sobre um traçado básico, formado por dois pares de linha paralelas que se cortam criando nove casas. Os adversários que alternam nas jogadas tentam ocupar três casas sucessivas em qualquer um dos sentidos.
Móveis e Caixa de Fósforo - São muito delicados. Forrados muitas vezes pelas mães ou avós que criam uma verdadeira casa completa em miniatura. Enquanto brincam em sua casinha, as meninas vão recitando versinhos folclóricos. Pandorga - Há mais de três mil anos os chineses desenvolveram o aparato de bambu e seda conhecido como pipa. Gengis khan usava como meio de comunicação com as tropas.








Também conhecido como papagaio ou pipa, é um brinquedo feito de papel de seda, esticado por meio de talas de taquara, com rabo feito co tiras de pano fino, preso a uma linha, que os guris costumam empinar, principalmente em agosto mês de muito vento.
Perna de Pau - É m brinquedo universal. Consta de duas hastes de madeira, cada uma comum pedaço de tábua como se fosse um degrau. Comospés apoiados nos degraus das hastes e as aos segurando a parte superior da perna de pau equilibradas, as crianças andam,crescendo, assim, de tamanho.
Peteca - feita de palha de milho, uma pedrinha e penas de galinha. Estas devem ser em números pares par melhor equilíbrio.
Pião - O pião é um brinquedo, de madeir, cônico ou piriforme, feito emtorno, de tamanho, formato e denominações diferentes, tendo o ápice uma ponta de ferro afiada, que serve de pé.






Roncador - Para monta-lo enfia-se um cordão duas vezes em um botão e amarra-se as pontas. Estas são enfiadas nos dedos polegares e centralizando o botão na linha faz-se movimentos giratórios, enrolando-os Ao puxa-lo ele ronca.
Telefone sem Fio - Pegue duas latinhas e fure-as com o prego no fundo. Corte um pedaço de barbante de aproximadamente 1 metro, enfie nos furinhos das latinhas e dê um nó em cda ponta. Mantenha o barbante esticado durante a brincadeira. Não coloque nada em contato como barbante, senão o som não sairá na outra latinha.
Trapézio de Palhacinho - Usando a sua imaginação e a habilidade para o trabalho manual, as crianças faziam com pedacinhos de madeira, cordão e palhacinhos desenhados empapelão e recortados, lindos trapézios, que,com uma simples paertadinha na parte inferior do trapézio os palhacinhos faziam muitas piruetas.


Fonte: Marcela Mruz, Monique Foggiato da Silva, Luana Fernandes Dutra




   

 
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2004 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Cultura Gaúcha http://www.culturagaucha.com.br
Política de privacidade