Geografia do Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul, possui o formato de uma cuia de chimarrão, e tem uma população de 10.693.929 e com uma área de 281.730,223 km² e a sua densidade demográfica, isto número de habitantes por km2 é de 39,79 e tem 497 municípios, segndo dados do IBGE. Limites territoriais: Ao Leste encontra-se o nosso litoral, com o oceano Atântico, onde ocorre todos os anos a Cavalgada do mar, ao Oeste está a fronteira com a Argentina, ao Norte está o estado de Santa Catarina com grande influência, possuindo também um MTG, Movimentno tradicionalista Gaúcho, e ao Sul o Uruguai, de onde recebemos a influência da palavra gaúcho. Clima: No Rio Grande do Sul, é característico o clima subtropical, tem duas estações bem definidas, o verão e o inverno, por ser o estado mais meridional do Brasil, sofre influências de massas polares, possuindo um inverno rigoroso, principalmente nas regiões mais elevadas, como no planalto. A região serrana recebe milhares de turista todos os anos para a chegada da neve.







A geomorfologia do Rio Grande do Sul, e que apresenta o planalto ocupando cerca de 50% do Rio Grande do Sul em direção ao norte, e com suas maiores elevações na região nordeste do estado, como em São José dos Ausentes, com 1.410 metros e onde no inverno cai neve. Depressão central: Corresponde a terrenos com pequenas elevações em média de até 400 metros de altitude, sendo característicos na cidade de Santa Maria, onde uma das referência é o morro do elefante, como também conhecido morro dos Canudos, a capital Porto Alegre é formada pela depressão central, assim como São Gabriel e Bagé. Planícies costeiras: Apresenta-se como terrenos baixos e planos, característico da região litorânea como é o caso da cidade de Rio Grande e que pertence a 6ª Região Tradicionalista.






Mata Araucária, é uma floresta subtropical formada por pinheiros, já a vegetação litorânea, é acompanhada de vegetação úmida como é em Rio Grande, e na Mata Atlântica, é formada pelo litoral atlântico em toda a sua extensão, já os pampas correspondem aos campos limpos e vegetação rasteira, diferente dos campos de planalto, ou serranos, com solos ricos de origem vulcânica. Rios: Talvez seja por isto a denominação do nome do estado de Rio Grande do Sul, o Rio Uruguai nasce na Serra Geral, formado pelos rios Canoas e Pelotas, no norte do estado, divisor natural com Santa Catarina e que chama atenção quando é visto do alto de um avião pela sua grande extensão, pois são 2.150 km a partir do Rio Pelotas até Nueva Palmira onde desemboca em sua foz no rio da Prata. Outros rios gaúchos são o rio Guaíba que banha Porto Alegre, o rio Jacuí, Taquari. Já o rio que vai em direção ao Uruguai, são o Ibicuí, o rio Santa Maria. Outros rios riograndenses são o Piratini, Jaguarão, Pelotas, e o Vacacaí. Laguna dos Patos: Possui 265 km de extensão, chama-se laguna pois tem ligação direta com o mar, através da sua foz com a praia do Cassino o que proporciona acesso de navios nacionais e estrangeiros, transportando produtos e gerando riquezas através do transporte marítimo até Porto Alegre, sua capital.
Fonte: http://www.culturagaucha.com.br






   

 
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2004 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Cultura Gaúcha http://www.culturagaucha.com.br
Política de privacidade