Literatura da cultura gaúcha

Paixão Cortes Nasceu em 12 de juho de 1927, Publicou inúmeras obras entre elas a "Festança na querência" sobre o folclore gaúcho", Vestimenta do Gaúcho entre outras obras. Um dos símbolos do Rio Grande do Sul, o Gaúcho que encontra-se próximo ao Aeorporto Internacional Salgado Filho, a escultura do Laçador é a imagem de Paixão Cortes, monumento símbolo de Porto Alegre, e foi um dos organizadore e fundadores do CTG 53.
João Simões Lopes Neto (1865-1916):Nasceu na cidade de Pelotas, suas obras literárias são Cancioneiro Guasca, Conto Gauchescos, Lendas do Sul e Casos de Romualdo.








Luís Carlos Barbosa Lessa (1929-2002): Escreveu contos, músicas e romances,foi músico, historiador, advogado, e um grande folclorista. A Fundação Barbosa Lessa, está localizada na Santa Auta no 5º Distrito (Serra do Herval) na cidade de Camaquã que fica distante 30 Km da sede. Foi um dos fundadores do primeiro CTG do RIo chamdo CTG 35. Ligue (51) 3671-4813 ou envie um e-mail para solangesrenner@hotmail.com e venha fazer um turismo histórico cultural ecológico. Visite o site http://www.fundacaobarbosalessa.com.br






Glauco Saraiva (1921-1883): Excelente poeta, folcorista, historiador, professor universirário, escritor músico, compositor. Seus livros o Manual do Tradicionalista, Mostra de folclore infanto-juvenil: catálo Prosa e verso, Poesias, Coleção Pampeana fazem parte do acervo cultural gaúcho, além de inúmeras obras poéticas como Negro do Pastoreio, Lenço Colorado, Garrucha, Mateando, entre outras.
Antônio Augusto Fagundos: Nasceu em 1934 em Alegrete, poeta, compositor, escritor, advogado, possui obras literárias Com a Lua na Garupa, Ainda com a Lua na Garupa, e Canto Alegretense. Ator de televisão com o filme O Tempo e o Vento, fez cinema Lua de Outubro, A Cobra de Fogo, O Negrinho do Pastoreio, Ana Terra.
Fonte: http://www.culturagaucha.com.br






   

 
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2004 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Cultura Gaúcha http://www.culturagaucha.com.br
Política de privacidade