O gaúcho na cultura gaucha, tradição e folclore

São desenvolvidos eventos como o ENART, Encontro de artes e tradições gaúcha, que ocorrem todos os anos com a apresentação de grupos de dança, declamação, apresentação de gaiteiros, assim como a dança da chula, o encontro das 30 regiões tradicionalistas, apresentando cada região tradicionalista do Rio Grande do Sul uma característica própria de cada região, para mostrar os hábitos e costumes do gaúcho. A atividade do campo, faz com que as raízes da cultura gaúcha sejam sempre cultivadas, através das atividades como lidar com o gado, a terra, conservando a sua identidade, com o uso de suas indumentárias, a bombacha, o chapéu, o lenço no pescoço a bota, que identifica o autêntico gaúcho pilchado, e sempre acompanhado de seu cavalo que ajuda no campo, no dia a dia, campereando.







A música, através dos festivais gauchos une os gaúchos, com o uso de palavras típicas e termos usados pelos gaúchos próprio de seu linguajar. O gaúcho, tem sua presença no campo e na cidade, conservando consigo os hábitos e costumes vindos de pai para filho, de geração em geração, e é esta a essência de ser, manter presente sempre as suas tradições. Atualmente, a semana farroupilha, com o desfile do dia 20 e setembro, está gradativamente realizando desfiles temáticos, contando a história, mostrando a cultura gaúcha, pois anos anteriores os desfiles eram diferentes, apenas com os gaúchos a cavalo, e grupos de dança em caminhões, sem muita manifestação temática das lidas campeiras.






Hoje está mais forte e atraindo grande público, pois o gaúcho tem identidade própria, preservada pelos seus hábitos e costumes, e que através dos ctgs, mantém a atividade de promover eventos culturais, e festivos em cada cidade do Rio Grande do Sul, em muitos dos estados do Brasil, assim como também se faz presente o ctg em países estrangeiros, onde é asteada a bandeira do Rio Grande do Sul, com a presença a cultura gaúcha. Em um CTG, o gaúcho encontra a arte ecultura, sendo difundidas, preservadas, e praticadas através de sua gastronomia, literatura, musica, dança, e além de ver, pode-se também aprender através de cursos que são realizados pelas entidades, em todas as suas regioes tradicionalistas, a arte e a cultura gaúcha.
Fonte: http://www.culturagaucha.com.br






   

 
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2004 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Cultura Gaúcha http://www.culturagaucha.com.br
Política de privacidade