Seja bem-vindo(a) a Cultura Gaúcha, agora são do dia

Cachoeira do Sul - Localização, limites geográficos e dados econômicos.

Cachoeira do Sul está localizada estrategicamente no centro do Estado do Rio Grande do Sul, entre a BR 290 e RS 287, fazendo parte da micro-região do Vale do Jacuí, distante 196Km de Porto Alegre. O Município de Cachoeira do Sul foi criado em 26 de abril 1819 pelo Alvará Imperial de D. João VI e instalado em 05 de outubro 1820. Esse mesmo documento o desmembrava da Vila de Rio Pardo, passando assim a ser sede de um novo Município, Vila Nova de São João da Cachoeira, cujos limites abraçavam áreas atualmente ocupadas pelos Municípios de Alegrete, Santa Maria, Caçapava do Sul, São Gabriel e Santana do Livramento.

Cachoeira do Sul, é um município gaúcho reconhecido pela sua inserção regional no contexto sócio-econômico do estado do Rio Grande do Sul. É dotado de ótima localização, servido por uma ampla rede de infra-estrutura de apoio que vai desde a acessibilidade de transporte intermodal à disponibilidade hídrica superficial e subterrânea. Do ponto de vista regional, sedia diversas Coordenadorias Estaduais ligadas a estrutura administrativa do Rio Grande do Sul, localizando-se na região do Jacuí-Centro, fisiograficamente denominada Depressão Central, mais especificamente na Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí. No contexto geopolítico nacional, insere-se na Mesorregião da Metade Sul do RS. Possui um território de 3.735 km² com uma população estimada de 89.120 habitantes, sendo 77.214 na área urbana e 11.906 na área rural. É fortemente vocacionada à atividade primária, apresentando referenciais de produtividade agrícola acima da média estadual e plantéis genéticos na pecuária, de reconhecimento nacional. Nos últimos anos vem fortalecendo seu potencial industrial e de serviços, levando-se em conta os processos de apoio às iniciativas locais, bem como articulando a entrada de novas empresas

Caracterização do Relevo e da Geologia
O município de Cachoeira do Sul situa-se na região denominada Depressão Central, na Bacia Hidrográfica do Baixo Jacui. Apresenta relevo ondulado a suave ondulado no norte e no sul, sendo a região central, plana, constituída por depósitos aluvionais que formam extensas várzeas. O relevo, formado à partir de distintas composições geológicas trás características marcadas da diversidade do material de origem, configurando assim distintos ambientes que vão desde os solos de conformação litólica até os depósitos aluvionais de arenitos, siltitos e argilitos, em camadas distintas. A presença basáltica somente é evidenciada em algumas porções do limite norte, em ocorrências isoladas. A presença de rochas biogênicas como calcário, caulim e carvão, na região do sul do município evidenciam reservas de grandes volumes destas riquezas minerais. Da mesma forma, rochas ígneas e metamórficas também de ocorrência no sul do município, como parte do Escudo Cristalino do RS, contribuem para uma diversidade mineral, como a presença de granitos e cianitos, que constituem-se em rochas de grande valor comercial

Caracterização da Hidrografia
No contexto hidrográfico, Cachoeira situa-se na Bacia Hidrográfica do Baixo Jacui, tendo como referência o rio Jacuí, com uma vazão média de 632 m³/s e uma largura média de 150m. Além da água de escoamento superficial, Cachoeira do Sul é reconhecida pela grande reservação de água disposta em barragens e açudes de domínio privado. Esta grande disponibilidade hídrica associa-se a presença do Aqüífero Guarani onde o limite sul do município, junto a borda da formação geológica do Escudo Cristalino é importante área de recarga desta reserva. Além do domínio principal, hidrográfico, ser o rio Jacuí, a contribuição de seus afluentes é bastante expressiva e podemos salientar, como sub-bacias de contribuição, no território do município, o Rio Vacacaí, Arroio Capané, São Nicolau e Irui/Piquirí, bem como na margem esquerda o rio Botucaraí, Arroios Amorin, Passo da Areia, Ferreira e Taboão. (ver anexo, documentação complementar fornecida pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí).

Caracterização geográfica
O município de Cachoeira do Sul tem como coordenadas geográficas 53° W e 30° localizando-se na região fisiográfica denominada Depressão Central, também conhecida como Depressão Periférica do estado do Rio Grande do Sul. É uma região de relevo plano a suave ondulado, com predomínio de coxilhas no norte e no sul e de várzeas aluviais no centro, com a presença abundante de água superficial e subterrânea (Aqüífero Guarani) Possui ligação asfáltica com Porto Alegre (190 km), Santa Cruz do Sul (90km), Santa Maria (110 km), em estradas de boas condições com trafego descongestionado. Limita-se ao Norte com os municípios de Novo Cabrais e Paraíso do Sul, ao Leste com Candelária e Rio Pardo, ao Oeste com Restinga Seca e São Sepé e ao Sul com Caçapava do Sul, Santana da Boa Vista e Encruzilhada do Sul. Está inserida na Mesorregião da Metade Sul do Rio Grande do Sul, uma região prioritária para investimentos no estado.

Fonte:
Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul / Secretaria Municipal de Indústria e Comércio
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2002 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Cultura Gaúcha www.culturagaucha.com.br

Imóvel à venda em Gramado
Imóvel à venda em Canela
Imóvel a venda em Santa Maria