Cultura Gaucha, hábitos, costumes, história, lenda, folclore.

Rio Grande do Sul, terra que cultiva a Tradição. Viajar pelo Rio Grande é descobrir em cada rincão que se chega, uma história peculiar, ora contada pelo vento minuano que varre campos, coxilhas e serras, ora contada em proza e verso no folclore de sua gente. Viajar pelo Rio Grande é provar o sabor da comida típica feita no fogão a lenha e um churrasco gaúcho junto ao fogo de chão. Receber a hospitalidade, viver as quatro estações do ano no Rio Grande do Sul, encarar o frio do inverno, e ficar aquecido junto a uma roda de fogo, esquentando a água do chimarrão, a mesma que irá assar o churrasco, aprender a conhecer e valorizar a história e a cultura gaúcha.







É sentir-se em casa em cada pago que se adentra, vivenciando em cada lugar por onde se passa um pouco da sua essência, ouvir uma música gaúcha, o som de uma gaita, nos seus rítmos característicos, a trova, a declamação, a admiração pelos artistas gaúchos, como Jaime Caetano Braun, o pajador misioneiro, entre outras tantas vozes que ecoam pelos quatro cantos do Rio Grande do Sul.






Viajar pelo Rio Grande é ver que existe muito mais sobre esta terra do que o indicado nos mapas e livros de história. Uma tradição sentida no aperto de mão amigo, no linguajar misturado da colônia, na paisagem pastoril e nas paredes das estâncias que abrigam a memória farroupilha. Ouvir o grito do quero-quero, sentir o aroma da serra, provar o doce amargo do mate, correr o campo a cavalo ou andar sobre a lavra da terra. Vem sentir esta emoção viajando pelo Rio Grande do Sul- terra de quem vive a tradição.
Fonte: Lizandro Araújo - Coordenador da Disciplina de Tradição e Folclore






   

 
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2004 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Cultura Gaúcha http://www.culturagaucha.com.br
Política de privacidade