Cultura gaúcha, a identificação dos símbolos do Rio Grande do Sul

O Pássaro Quero-quero: Para o gaúcho, o passaro quero - quero, tem um significado especial, como sentinela dos pampas, e que proteje seu ninho através de seus gritos, e vôos rasantes, e é um dos símbolos do Rio Grande do Sul. Lei 7.418/1980. Brinco-de-princesa: possui o seu nome científico chamado de Fuchsia hybrida, e é um dos símbolos do Rio Grande do Sul, a flor Brinco de Princesa, floresce na primavera. Lei 38.400/1988. Churrasco: Faz parte das tradições do Rio Grande do Sul, comer uma carne assada, a identidade do gaúcho com a sua gastronomia, e que é característico em reunir os amigos, familiares, principalmente no almoço de domingo, é um prato típico e autêntico, do sul do Brasil, sempre presente nas campereadas, rodeios, festas. Lei 11.929/2003.







O Cavalo: O cavalo sempre esteve junto do homem gaúcho, seja para as lidas campeiras, nas cavalgadas, o transporte. Nota-se nos desfiles da semana farroupilha, milhares e milhares de cavalareanos, a cada ano vem aumentando, e o uso do cavalo principalmente este, o cavalo crioulo, que é um dos simbolos do Rio Grande do Sul. Lei 11.826/2002.
A Marcela: A marcela é uma erva medicinal, e tem um aroma agradável, e é muito usada para fazer o chá ou a chapuerada, junto a um fogão a lenha, principalmente, e o seu nome científico é Achyrocline satureioides. Lei nº 11.858.
Estátua do Laçador: Está localizada na avenida dos Estados, em frente ao terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, e é patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul. Lei nº 12.992.






Erva-Mate: Palavra muito pronunciada pelo gaúcho, pois é com ela que se faz o chimarrão, um hábito da cultura gaúcha. Lei 7.439/1980, saiba mais sobre a erva mate e o preparo de um chimarrão.
Símbolos Cívicos do Rio Grande do Sul: A Bandeira, o Brasão das armas, e o Hino Riograndense, veja mais sobre os símbolos oficiais do Rio Grande do Sul.
Fonte: http://www.culturagaucha.com.br






   

 
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2004 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Cultura Gaúcha http://www.culturagaucha.com.br
Política de privacidade