Símbolos A Arma e a Baneira - Cultura Gaúcha

Símbolos Oficiais do Rio Grande do Sul as Armas, Hino Riograndense e Bandeira
a) Armas: O brasão de armas é herança da revolução Farroupilha, durante a institucionalização da República Rio-Grandense e traz escrito REPÚBLICA-RIOGRANDENSE e a data de 20 de SETEMBRO de 1835, fazendo uma alusão a invasão de Porto Alegre, na madrugada desta data, pelas forças farrapas.







Possui um listel de prata com a legenda LIBERDADE IGUALDADE HUMANIDADE lembrando que a Revolução Farroupilha teve a influência do ideário de liberdade perpetuado durante a Revolução Francesa (França-europa). Segundo o Art. 18 do Manual de Uso da Secretaria de Educação, é obrigatório o uso das Armas na fachada do Palácio do Governo Estadual, Palácio Legislativo, Palácio da Justiça, Residência Oficial do Governador, das prefeituras municipais, de edifícios onde estão as sedes de repartições públicas e escolas públicas estaduais.>





b) Bandeira: A bandeira Rio-Grandense é composta por três panos nas cores verde, vermelho e amarelo. A mesma foi desenhada e apresentada à sociedade por Bernardes Pires, durante a revolução Farroupilha.
Existem algumas restrições ao uso, sendo:
Fonte: http://www.culturagaucha.com.br






   

 
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2004 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Cultura Gaúcha http://www.culturagaucha.com.br
Política de privacidade